sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

o universo familiar nos diferentes tempos históricos.

- Trabalhando com o tempo:
A família é unidade básica da sociedade formada por indivíduos com ancestrais em comum ou ligados por laços afetivos. O conceito de "família" tem evoluído ao longo dos tempos, quer nas suas funções enquanto sistema quer nas funções de cada elemento que a compõe. A família tem sofrido transformações que ocorrem devido às mudanças sócio-culturais e tecnológicas cujas variáveis ambientais, sociais, econômicas, culturais, políticas e/ou religiosas têm vindo a determinar as distintas estruturas e composições da família.
O conceito de família não é tão fácil de caracterizar. Tal fato surge por a família ser a instituição mais antiga e primordial e também por a sua forma de estruturação ser determinada pelos aspectos culturais e pelas hierarquias axiológicas de cada sociedade. Existe cada vez mais um distanciamento do conceito tradicional de família, sendo que a família tradicional apresentava-se com uma imagem de “grupo instrumental, mobilizado para a sobrevivência de um grupo mais numeroso e fortemente orientado pela lógica da transmissão de herança” (LEANDRO, 2003; p. 64), garantindo deste modo, a sua continuidade; enquanto que a família dos nossos dias se apresenta através de uma valorização da vida emocional e afetiva; no entanto, “historicamente, (...), a família dispõe de um modo de funcionamento ímpar – o amor – algo que não se adquire nas prateleiras de qualquer super ou hipermercado e/ou centro comercial, mas supõe, idealmente, a gratuidade e a incondicionalidade” (Idem; p. 66).
A família vem-se transformando através dos tempos, acompanhando as mudanças religiosas, econômicas e sócio-culturais do contexto em que se encontram inseridas. Esta é um espaço sócio-cultural que deve ser continuamente renovado e reconstruído; o conceito de próximo encontra-se realizado mais que em outro espaço social qualquer, e deve ser visto como um espaço político de natureza criativa e inspiradora.
Assim, a família deverá ser encarada como um todo que integra contextos mais vastos como a comunidade em que se insere. Nesse sentido, o tema família juntamente com o conceito de diferença, seja cultural ou histórica, requer um olhar atento afim de refletir sobre a  formação histórica e entender e respeitar as diferenças existentes entre as formas de representação e organização familiar. É um tema de total relevância para ser problematizado no contexto social, com vistas à superação de intolerâncias e desrespeito por outros modelos familiares.
(Fabrício Sprícigo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM-VINDOS!


VIDA E SAÚDE

Seguidores