sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

História de vida: uma construção feita por escolhas.

História de vida - uma construção feita por escolhas

    
    Ao longo da vida, passamos por uma série de eventos que caracterizam e configuram a nossa existência. Por estar ciente desse processo, em suas dimensões histórica, psicológica, social e cultural remeto-me a alguns momentos significativos ao longo de minha trajetória de vida que ficaram registrados até hoje em minhas memórias (lembranças). É importante dizer que não acredito em lembranças puras, visto que o passado é relido de acordo com as experiências vividas no momento presente.
     Após a conclusão do Ensino médio, interessei-me em investigar a condição humana na Modernidade. Constatei, com a leitura de bons livros  que, entender como se processa, no aparelho psíquico, os pensamentos e as emoções desencadeadas por eles, é fator importantíssimo para o desenvolvimento humano, visto que somos indivíduos, com histórias de vida específicas e com visões de mundo diferenciadas, decorrente da construção social dos pensamentos, fundamentando personalidades únicas. 
    Muitas são as pessoas que passam pela nossa vida e que, depois de alguns anos, vamos perdendo o contato. Os motivos podem ser variados: mudança de bairro, cidade, Estado, anseios diferentes, entre outros. São pessoas que cruzam nossa história e em algum momento deixam de fazer parte do cotidiano, mas ficarão para sempre guardadas em um cantinho especial de nossas lembranças. São pessoas, que vêm e vão, em todos os momentos. Com as mudanças inevitáveis da vida, temos a oportunidade de conhecer outras pessoas, cultivar novas amizades e trilhar por outros caminhos.
    Acredito que a vida é feita de escolhas. Na medida do possível somos autores e co-responsáveis por boa parte de nossas vivências. Nesta perspectiva, o caminho trilhado por nós, no ciclo de nossa existência, está diretamente relacionado com nossas escolhas. Elas vão determinar o nosso convívio social, o grupo de amigos, as experiências e o nosso projeto de vida.



   
(Fabrício Sprícigo)















Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM-VINDOS!


VIDA E SAÚDE

Seguidores