quinta-feira, 24 de setembro de 2009

REDES SOCIAIS E COMUNIDADES VIRTUAIS


INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA/SED/SEA N° 001/2004

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA/SED/SEA N° 001/2004










AS REDES SÓCIO-VIRTUAIS ORKUT E TWITTER
Os elementos apontados como constituintes das redes sociais off line também compõem as redes sociais on line. São as redes sociais virtuais, que aqui nos interessa, especialmente o orkut e o twitter. Porque o objetivo do estudo é considerado uma rede deste gênero. Na realidade, as redes off line podem ficar mais interligadas a partir da sua extensão ao mundo virtual, que facilita ainda mais o contato entre os membros, o ingresso de outros e sua divulgação, ou seja, as possibilidades de conexões entre os participantes são ampliadas.
Uma rede social pode interligar tanto pessoas, quanto entidades. Nas redes sociais on line, os tamanhos são variados e normalmente crescentes, podendo ser uma rede de amigos conhecidos na vida off line, ou uma equipe profissional de um departamento ou da empresa toda, ou uma rede de bairro ou sala de aula. Pode ser uma rede internacional.
WHITAKER (on line) enfatiza também que existem características que podem diferenciar agrupamentos eletrônicos de redes sociais on-line. A primeira caracteristica diz respeito à conectividade, que só existe através do compartilhamento de interesses, valores e/ou objetivos também é imprescindível a participação dos seus integrantes. Diz que “o alicerce da rede é a vontade de seus integrantes”. Pontua ainda a multiliderança e horizontalidade, já que não existe hierarquia entre os participantes.
Para ele, outras caracteristicas compõem uma rede: a circulação não linear da informação, na medida em que é emitida de diversos pontos. A rede não tem centro, sendo estruturada a partir da descentralização e capilarização. Importante ainda ressaltar a realimentação, porque o retorno da informação possibilita e alimenta a rede, a troca. Desenhada estas caracteristicas, configura-se um dinamismo e uma plasticidade e seu movimento ultrpassa fronteiras físicas ou geográficas.
Uma catalogação existente no site Wikipedia, envolvendo 128 redes sociais on-line, aponta que dezessete delas são voltadas para adolescentes, jovens, escolas, colégios. Isso significa pensar que existem redes específicas voltadas para os interesses juvenis. Abaixo das redes gerais, essa tipologia é a que aparece em maior número. Podemos dizer que esta faixa etária procura muito a conexão on-line.
No orkut, esta faixa etária é a grande maioria, segundo pesquisa do IBOPE. Conforme dados levantados, o usuário utiliza pouco seu e-mail e acessa mais o orkut, mais procurado pelos adolescentes na faixa entre 12 e 17 anos. Mesmo não sendo 'permitido' o cadastro de menores de 18 anos. Atualmente, outra rede social vem ganhando força. É o microblog Twitter, que está aos poucos conquistando o segmento juvenil. Desse modo, as redes sociais virtuais compõem um fenômeno no mundo virtual, porque em menos de 5 anos não tínhamos a efervescência dessas redes.


COMUNIDADES


Uma rede social on-line envolve nós/pessoas que se relacionam, ou seja, a conexão entre sujeitos, baseada na troca, na horizontalidade, com regularidade e interesses comuns. Será que tal condição e características conferem a uma rede social o patamar de comunidade virtual? Neste sentido, é possível dizer que o Orkut é uma comunidade virtual?
A noção de comunidade nos remete aos primórdios da humanidade, haja vista que o homem sempre procurou agregar-se a outros da sua espécie, para suprir as diversas necessidades de sobrevivência. Na verdade, o conceito de comunidade perpassa diferentes áreas. Da Geografia à Sociologia. Abrange, então, muitos significados. Ideias de localização no mesmo espaço geográfico, de pertencimento, ou significar um grupo social; são alguns deles. RECUERO (2002) aponta que o termo comunidade evoluiu com o passar do tempo, de um sentido quase ideal de família, comunidade rural, para significar um maior conjunto de grupos humanos.
BAUMAN (2003) diz que muitas palavras guardam sensações. Na introdução do livro Comunidade: a busca por segurança na sociedade atual, afirma que uma dessas palavras é 'comunidade'. Segundo o autor, essa palavra carrega significados prazerosos, principalmente porque representa aconchego, “é como um teto sob o qual nos abrigamos da chuva pesada. Numa comunidade, todos nos entendemos bem, podemos confiar no que ouvimos, estamos seguros a maior parte do tempo” (p, 7-8). Ma o autor continua, dizendo que esta “comunidade” é o tipo de mundo que não está ao alcance da modernidade líquida. Porque a sensação de aconchego está ligada à segurança.
Contudo, instala-se uma contradição, porque hoje, o que almeja-se é a liberdade. O individualismo. A liquidez, o fluido perpassando as relações. Todavia, o sujeito ainda busca esta segurança. Que inclusive o Estado enquanto instituição deixou de garantir. Então, nesse mundo inseguro, fluido, violento, comunidade passa a ser a conotação de abrigo, de algo seguro e passa a significar também o lugar de “isolamento, separação, muros protetores e portões vigiados” (2003, 3, 103), que BAUMAN chama de quase guetos voluntários. Enquanto a classe média busca estes semi-guetos, a classe trabalhadora é isolada em seus guetos periféricos.
Pontuada a contribuição de BAUMAN, é relevante resgatar dessa sua obra o pensamento de que a sensação de comunidade está ligada à ideia de aconchego e segurança, de estar entre amigos. Recuperar está análise elucida uma significação simbólica explorada pelo Orkut e Twitter: ter amigos e estar entre eles.
A partir da expansão do uso das redes telemáticas e da emergência do ciberespaço, outras formas de socialização estão sendo instituídas, como as comunidades virtuais, os blogs, microblogs, os chats, que implica a relação de seus participantes para além da localização geográfica. Na verdade, depois do mundo virtual, o termo lugar tornou-se descolado da espacialidade física.


CONHECENDO O ORKUT

O orkut é uma comunidade virtual afiliada ao Google, criada em 22 de janeiro de 2004 e, tem como objetivo ajudar seus membros/ usuários a criar novas amizades, manter relacionamentos e acessar comunidades em busca de novas informações e troca de experiências conforme o assunto de sua preferência .(OLIVEIRA, 2007)
De acordo com a autora, o nome dado a esta comunidade virtual,, “ORKUT”, é originado no projetista chefe, Orkut Büyukkokten, engenheiro do Google. Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, também são chamados de rede social. O objetivo principal do orkut é promover uma maior socialização entre as pessoas, contribuindo par a troca de informações e conhecimentos.

Oliveira (2007) salienta que c
ada usuário do orkut tem uma conta e um perfil. No perfil estão algumas característica pessoais, como descrições físicas, listas de livros e músicas, um texto de apresentação, etc. Além disso, cada usuário pode colocar como seus “amigos” outros usuários. Neste aspecto, o orkut é um grande banco de dados sobre quem é amigo de quem, ou seja, sobre a rede de amizades.
Também existem no orkut comunidades, as quais são formadas por grupos de pessoas que dispõem de uma página exclusiva da comunidade para iniciar tópicos de discussão. Muitas pessoas apenas entram nas comunidades porque acham o nome ou a proposta atrativa, ou ainda porque a comunidade representa um aspecto de sua personalidade.







TWITTER E SEUS USOS


O mais recente exemplo da demanda total por conexão e de uma nova sintaxe social é o Twitter, o novo serviço de troca de mensagens pela internet. Criado em 2006, decolou no ano passado e já tem 6 milhões de usuários no mundo. O Twitter pode ser entendido como uma mistura de blog e celular. As mensagens são de 140 toques, como os torpedos dos celulares, mas circulam pela internet como os textos de blogs. Em vez de seguir para apenas uma pessoa, como no celular ou no MSN, a mensagem do Twitter vai para todos os “seguidores” – gente que acompanha o emissor. Podem ser 30, 300 ou 409 mil seguidores, como tem Barack Obama. Essa estrutura de troca de mensagens é nova, mas não é o principal. (MARTINS, Ivan; LEAL, Renata, 2009)
Segundo os autores, a grande novidade do Twitter é o ritmo. Por algum motivo inexplicável, as pessoas não param de trocar mensagens. O site do Twitter tem uma pergunta básica – “O que você está fazendo?” – e todo mundo responde, várias vezes ao dia: contam que estão almoçando, dizem que o ônibus quebrou, avisam ter visto uma celebridade. Como é possível postar do celular, os twitteiros não descansam na narração do trivial. É um fluxo contínuo de minudências que os americanos chamam de “intimidade ambiental”.
MARTINS, Ivan; LEAL, Renata (2009) nos dizem que a comunicação é rápida e contínua, uma pequena e organizada gritaria digital. Visto de fora parece histérico, mas para os envolvidos soa natural. E é um sucesso. O Twitter cresce de forma explosiva. Segundo dados da consultoria americana Compete, especializada em estatísticas para a internet, o número de usuários saltou de 600 mil para 6 milhões em um ano. É a rede social que mais cresce nos Estados Unidos, por várias razões
TRÍPOLI (2009) argumenta que o grande trunfo do Twitter é, aparentemente, esse: como em um verdadeiro Big Brother, os usuários matam sua curiosidade ao acompanhar a vida alheia.












































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