quarta-feira, 23 de setembro de 2009

LEITURA: UM HÁBITO A SE CONSTRUIR

NOME DO ACADÊMICO

 PROJETO DE PESQUISA - UM OLHAR INICIAL

 

1 TEMA

Despertando o prazer e o interesse pela leitura nos Primeiros Anos da Educação Básica

2 PROBLEMA

Como despertar nas crianças que freqüentam os Primeiros Anos da Educação Básica o interesse pela leitura?

3 JUSTIFICATIVA

Este projeto de pesquisa pretende refletir sobre o desinteresse pela leitura por parte dos alunos que iniciam sua caminhada educativa nos Primeiros Anos da Educação Básica.
Percebe-se, no meio escolar, o sentimento de frustração por parte dos professores ao constatarem que seus alunos apresentam dificuldades em compreender os diferentes portadores de textos com os quais se defrontam ao mesmo tempo em que demonstram desinteresse pela leitura.
Nesse sentido, o ensino da escrita e da leitura, sendo esta última desenvolvida como um hábito prazeroso, precisa vir acompanhada do compromisso de ajudar a construir uma escola cidadã, ou seja, uma escola mais politizada, humana, alegre e comprometida com os interesses de toda a comunidade escolar.
Desse modo, ao ensinar a ler e promover o hábito da leitura é necessário usar estratégias que busquem a construção e reconstrução dos significados e levar os alunos a fazer leitura do mundo que os cerca, observando, antecipando e interpretando de forma a caminharem rumo ao conhecimento e, ao mesmo tempo, despertando nesses futuros leitores as condições de expor seus pontos de vista, seus sentimentos, sua maneira particular de ver e entender o mundo.
Vale ressaltar, ainda, que para que essa proposta se efetive, o professor deve ser um bom leitor e estar sempre atualizado, cabendo a ele proporcionar aos alunos um convívio estimulante com a leitura, bem como possibilitar que esta cumpra o seu papel, que é o de ampliar, pela leitura da palavra, a leitura do mundo.

4 HIPOTESES

  • A leitura nos Primeiros Anos da Educação Básica é necessidade real se a concepção sobre a mesma não se reduzir à decodificação da escrita, pois tem várias etapas.
  • A leitura nos Primeiros Anos da Educação Básica é necessidade real para introduzir as crianças no mundo da escrita.


  • A leitura nos Primeiros Anos da Educação Básica é necessária se for considerada treinamento para possibilitar ao aluno o processo de repensar o mundo em que vive.

5.1 OBJETIVO GERAL


Verificar as concepções e metodologias utilizadas no ensino da leitura para promover o hábito da mesma nos Primeiros Anos da Educação Básica.

5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Entender como ocorre o processo de leitura e escrita nos Primeiros Anos da Educação Básica


  • Conhecer as concepções e métodos que embasam a prática dos professores no ensino da leitura;



  • Favorecer um contato amigável com os diversos portadores de textos, despertando a curiosidade e desenvolvendo o gosto e o hábito da leitura nos alunos que freqüentam os Primeiros Anos da Educação Básica.

6 METODOLOGIA

A pesquisa será de cunho bibliográfico, uma vez que o principal objetivo da mesma é buscar compreender as principais contribuições teóricas existentes sobre o tema em questão, ou seja, é buscar nas diversas literaturas já produzidas, subsídios para analisar os instrumentos de avaliação que estão sendo utilizados nas séries iniciais.
Horn (2001, p. 10), sobre a pesquisa bibliográfica, destaca que o investigador deverá “[...] levantar o conhecimento disponível na área, identificando as teorias produzidas, analisando e avaliando sua contribuição para auxiliar a compreender ou explicar o problema: objeto da investigação”.

7 CRONOGRAMA





ETAPAS





JUNHO/2008
JULHO/2008
AGOSTO/2008
SETEMBRO2008
OUTUBRO/2008
ELABORAÇÃO DO PROJETO
X
x
x




REVISAO DA LITERATURA
X
X
x
x
X
COLETA DOS DADOS


X
X




ANALISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS




X




ENTREGA DO PROJETO






X


ENTREGA DA MONOGRAFIA OU ARTIGO








X








Um comentário:

BEM-VINDOS!


VIDA E SAÚDE

Seguidores